quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PJ recupera espólio do general João de Almeida

Detido pela PJ a vender espólio do general João de Almeida
Um cadastrado que pretendia vender o espólio do general João de Almeida foi detido em Lisboa pela PJ em flagrante delito.
O homem foi detido na cidade de Lisboa, quando alegadamente pretendia vender, ao desbarato, uma parte importante do espólio do general João de Almeida, ilustre militar de finais do século XIX e princípios do século XX, constituído por documentos e artigos furtados de uma residência na zona de Águeda.
O espólio é constituído por diversa documentação referente à vida e obra do militar, designadamente manuscritos, fotografias, correspondência, quadros (a carvão, tinta da china e aguarela) e publicações da época, tudo com importante valor científico, artístico e histórico.
Segundo a PJ, com a operação policial recuperou-se uma parte significativa dos objectos que haviam sido vendidos por um reduzido montante monetário recentemente pelo mesmo indivíduo a um comerciante de velharias em Lisboa.
O suspeito, de 38 anos de idade, por fortes indícios da prática de um crime de receptação, já tem antecedentes criminais por furto em estabelecimentos comerciais, para além de tráfico e consumo de droga´, vai esta tarde ser presente ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, para o seu primeiro interrogatório judicial d aplicação das respectivas medidas de coacção.

Sem comentários:

Enviar um comentário